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Postado por: admin
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Sabia que a quinoa é uma das fontes de proteínas e vitaminas mais ricas que você pode inserir na sua alimentação? São muitos os benefícios que a nossa saúde pode ganhar com essa semente tão incrível! Confira a seguir como a quinoa faz bem e aprenda a consumir da forma mais saborosa!

O que é quinoa? Faz bem mesmo?

Chenopodium quinoa Wild, mais conhecida como quinoa, é uma semente comestível muito consumida por todo o mundo que nasceu aqui na América no Sul. Pode ser encontrada nas cores branca, preta ou vermelha, e quando cozida para consumo traz à tona um sabor leve de nozes ao paladar, bem saboroso.

É classificada como supergrão por ser uma fonte rica em proteínas, vitaminas, fibras e muitos outros poderosos nutrientes. Contém magnésio, fósforo, ferro, potássio, cálcio, complexo de vitaminas B, vitamina E, vitamina C, todos os 9 aminoácidos essenciais que precisamos e outras substâncias antioxidantes. Além disso, não contém glúten e serve como substituto para variados alimentos, como trigo, soja, milho e arroz.

É uma semente livre de “rótulos” e “proibições”, fazendo parte das dietas dos mais diferentes públicos, incluindo quem busca emagrecer com saúde, alimentações restritas, como a dos diabéticos e dos celíacos, vegetarianos/veganos, idosos e atletas, por exemplo. Definitivamente um grão muito bom para sempre termos em casa e dar um up na alimentação!

8 benefícios da quinoa para a saúde

  1. Ajuda na formação, manutenção e proteção dos músculos

A cada 100g de quinoa, cerca de 14g são proteínas! Seu alto teor proteico, bem semelhante ao leite, contém os aminoácidos essenciais para a regeneração e manutenção dos tecidos musculares. Tais características são muito importantes para estimular a formação de novos tecidos e também reparar danos nas fibras provenientes dos exercícios físicos.

  1. Aumenta a imunidade

A composição da quinoa também traz muitas substâncias antioxidantes, como vitamina C e E, além dos flavonoides quercetina e kaempferol, os quais influenciam muito no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo inflamações e variadas doenças, incluindo cânceres.

  1. Auxilia na prevenção da anemia

A anemia é caracterizada pela baixa quantidade de ferro no organismo, o que traz sérias complicações. E consumir quinoa regularmente pode diminuir esses riscos da queda de ferro! A cada 100g de quinoa, 5mg são de ferro. Lembrando que se você já tem anemia, consulte seu médico a respeito do tratamento correto. A quinoa ajuda a prevenir, não necessariamente a tratar!

  1. Indicada para a alimentação dos celíacos

Celíacos são pessoas intolerantes ao glúten, uma substância muito presente em vários alimentos. Ainda bem que a quinoa não contém glúten, portanto está liberada para esse público! Assim é possível evitar sintomas como dores no abdômen, diarreia e outros gastrointestinais.

pratos com quinoa

  1. Auxilia na proteção dos ossos

As altas quantidades de fósforo, magnésio e cálcio tornam a quinoa uma aliada à saúde óssea. Muitos médicos recomendam consumir quinoa, principalmente mulheres que estão durante e após a menopausa, já que as taxas desses minerais tendem a cair e afetar os ossos. Quinoa também contém lisina, a qual ajuda na absorção de cálcio, ideal para o fortalecimento dos ossos.

  1. Melhora o funcionamento do intestino

A quinoa também é uma fonte extremamente rica em fibras, essenciais para um bom funcionamento do sistema digestivo, principalmente dos intestinos. Além de aliviar desconfortos abdominais e regular o intestino, as fibras também podem auxiliar no processo de emagrecimento, ajudando na saciedade e também a não acumular toxinas e outros excessos no organismo.

  1. Uma alternativa para o consumo de carnes

Tanto para os vegetarianos e veganos quanto para quem busca comer menos carne, a quinoa é indicada por ser um alimento altamente saudável, principalmente por ter grande quantidade de proteínas e ferro recomendada para nossa alimentação diária. A falta desses nutrientes é a principal causa de doenças entre o público que não consome carne, por isso a quinoa é muito recomendada para evitar tais deficiências. Vale lembrar que a semente é apenas um dos alimentos que podem substituir a carne na sua vida!

  1. Controla o açúcar no sangue

A quinoa tem um índice glicêmico muito baixo, de apenas 53. Isso significa que ela aumenta lentamente os níveis de açúcar no sangue. Por essa característica, a quinoa é altamente recomendada em alimentações para prevenção e controle de doenças, como o diabetes tipo 2 e algumas doenças cardíacas. Se você sofre de alguma dessas condições, consulte seu médico sobre esse e outros alimentos indicados e quais as quantidades ideais para o seu caso.

Como comer quinoa? Onde encontrar?

Aposto que todos esses benefícios te deu vontade de comer quinoa no dia a dia. Saiba que esta semente maravilhosa pode ser encontrada em forma de grãos, farinha ou flocos, com as mesmas características nutricionais, independente do formato.

* Grãos: Consuma com cereal, leite, iogurte ou incorporado em vitaminas; acrescente também um poucos dos grãos para incorporar seu arroz, faz muito bem.

* Flocos e Farinha: Consuma polvilhando em frutas ou acrescentando em sucos; também são úteis como ingredientes em pães, bolos, tortas e biscoitos.

* Produtos saudáveis já prontos: Para quem busca mais praticidade, você pode encontrar no mercado alimentos já prontos como barrinhas de cereal, mix de grãos em saquinhos, torradas enriquecidas com grãos e muitos outros. Priorize aqueles com fórmulas naturais!

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