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Postado por: admin
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Seja na hora de preparar a lancheira da escola ou nas refeições durante o dia, muitos pais se deparam com dificuldades para oferecer lanches saudáveis aos seus filhos, seja por não saber o que preparar ou por rejeição da criança ao que foi preparado.

Nessa fase da vida, temos que nos esforçar para criar bons hábitos de saúde nas crianças, afinal eles ficam para a vida toda! E pensando em te ajudar, montamos uma lista com dicas fáceis e saudáveis de lanchinhos para você preparar e seu filho se deliciar de forma nutritiva. Confira!

Mas antes: O que um lanche para criança deve conter?

Segundo recomendações de nutricionistas e nutrólogos, a alimentação infantil deve ser orientada a partir de um grupo alimentar que inclua: uma fonte de proteína, uma fruta e um carboidrato; a categoria das oleaginosas deve entrar como extra no dia a dia, em quantidades moderadas.

Dentre as proteínas estão inclusas iogurte, queijo e leite, por exemplo; as frutas podem ser em formato sólido ou em suco, sem açúcar; já os carboidratos incluem pães e cereais, de preferência integral e com grãos; quanto às oleaginosas, é importante incentivar o consumo de castanhas, nozes e amêndoas em pequenas quantidades, para inserir as gorduras boas na alimentação e cuidar da saúde do coração.

5 dicas de alimentos para incluir no kit lanche do seu filho

Agora que você já sabe como equilibrar os alimentos para a hora do lanche, vamos te ajudar com sugestões para montar o “kit” de acordo com as preferências do pequeno. Olha só:

1. Frutas cortadas e geladinhas ou legumes fatiados

Muitas crianças têm “preguiça” de comer frutas inteiras, mas quando veem sem casca e cortadinhas em cubos ou fatias logo querem se deliciar. O mesmo vale para tomatinhos cereja, fatias de cenoura ou pepino, por exemplo. Sendo assim, a melhor forma de fazer seu filho comer frutas e legumes na hora do lanche é já deixá-los prontas para um consumo fácil!

Se for colocar na lancheira, deixe na geladeira de um dia para o outro em um pote bem vedado. Mas cuidado: se for maçã, banana ou outro alimento que escurece rápido, melhor cortar um pouco antes de a criança comer, em casa mesmo.

2. Barrinhas e outros petiscos prontos saudáveis

lanches para crianças

Tá sem tempo de preparar o lanchinho do dia? No mercado existem opções prontas que podem implementar a refeição do seu pequeno! Os produtos da Okoshi, por exemplo, são ótimas recomendações por não conterem químicos no preparo e serem muito saborosos. As crianças amam!

Recomendamos: Barrinhas de Arroz, Flocos de Arroz, Salgadinhos Rozen, Canjicas de Milho e as Pipocas Prontas da Okoshi. Que tal variar um de cada durante a semana? Práticos, deliciosos e fáceis de comer! As crianças vão adorar. Compre online na loja da Okoshi!

3. Cereal com iogurte em potinhos separados

Essa dupla é muito nutritiva e alimenta bem o seu pequeno! Na hora de preparar a lancheira, coloque uma garrafinha com iogurte, de preferência os mais naturais, com menos açúcares e corantes; e outro potinho bem vedado com algum cereal, podendo ser granola com multigrãos saudáveis ou cereal de caixinha, na opção integral.

E então, você ensina para o seu filho que ele poderá comer os dois juntos, colocando o iogurte aos poucos dentro do potinho do cereal. Muitas crianças curtem esse ritual de preparo do alimento! Alguma fruta, como banana, pode acompanhar esse lanchinho também.

4. Pães e queijos em formatos divertidos


lanches saudáveis para crianças

É possível preparar lanches saudáveis e com sustância com pães integrais ou tapioca, recheados com queijo branco e/ou peito de peru, por exemplo, mas nem sempre a criança tem apetite para isso. Para motivá-la, corte o sanduíche em formatos atraentes! Use uma faca para libertar a criatividade ou compre cortadores especialmente feitos para isso, em diferentes formatos. Aproveite o formato atrativo e inclua boas fontes proteicas nesse alimento!

5. Fatia de bolo caseiro com grãos

Todo mundo gosta de um bolinho! Pode ser saudável e ainda tem cara de sobremesa, né? É uma boa oportunidade para fazer seu filho comer grãos e frutas! Procure receitas na internet de bolos fáceis de fazer que levem itens saudáveis na composição, como castanhas, nozes, linhaça, aveia, além de maçã, morango, banana, dentre outros.

Dica extra: Para “empolgar” a criança sobre seu próprio lanchinho, ela pode ajudar no preparo. Portanto, se der tempo, chame ela pra perto na hora de preparar! Apenas tenha cuidado com o uso de facas e do fogão, é claro.

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Estas foram algumas inspirações para suas ideias! Se tiver necessidades mais específicas de nutrição para seus filhos, leve-o a um nutricionista e tenha recomendações mais direcionadas. O que importa é que seu filho coma bem e se delicie com tudo isso!

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