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Postado por: admin
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Hábito é toda atividade realizada com frequência. Trabalhar, comer, cozinhar, ir para a escola, dentre outros, são hábitos comumente encaixados na nossa rotina. O problema é que a maior parte dessas atividades demandam muito tempo e nem sempre agregam no ponto mais importante que é a nossa saúde.

E se você passar a ter novos hábitos focados em se sentir bem? Dá para mudar e adaptar seu dia a dia em prol disso, sendo inclusive importante para manter o pique diário com as obrigações!

Para te ajudar com isso, fizemos uma pesquisa sobre quais hábitos são relevantes para encaixar na rotina, que sejam suficientes para você se sentir bem a partir do momento em que começar, evitando estresse, além de doenças físicas e emocionais. Confira os 5 mais importantes e totalmente possíveis de adequar à sua vida!

5 exemplos de hábitos saudáveis para melhorar sua qualidade de vida

  1. Procure ter boas noites de sono (deite cedo e relaxe)

Sabia que dormir mal ou muito pouco é um grande gatilho para abalar sua saúde? Um sono ruim prejudica não só seu corpo sem recarregar as energias, como também afeta sua capacidade de atenção, enfraquece seu sistema imunológico, pode afetar a sua memória e ainda aumenta o risco de diversas doenças.

Portanto, crie o hábito de dormir bem! Como? Programe-se para se deitar cedo; fique algumas horas sem mexer em aparelhos eletrônicos antes de se deitar, pois isso vai “desligando” aos poucos seu cérebro; procure fazer técnicas de relaxamento na cama, como controle de respiração, o que ajuda na ansiedade; e você também pode levar um livro à cama, pois a leitura estimula o sono. Cada um tem sua técnica para dormir bem e relaxar, investigue a sua!

  1. Pratique atividades físicas regularmente (pelo menos 30 min./dia)

É um clichê de pautas sobre saúde, mas é verdade! Movimentar o corpo, seja em um esporte, dança ou exercícios livres estimula os hormônios do bem-estar no organismo. E ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser algo massivo todos os dias, e sim uma atividade regular que “acorde” seu corpo por pelo menos 3x por semana.

Uma simples caminhada, pular corda, aulas de dança, de luta ou dias intercalados na academia, por exemplo, são o suficiente para manter seu metabolismo ativo, evitar doenças, estimular um sono de melhor qualidade, emagrecer ou ganhar massa magra, dentre outros. Lembre-se de usar roupas e tênis adequados e nunca exagerar. Sinta o prazer do exercício, não a dor!

Bônus!

Além de exercícios regulares, procure alongar durante o dia! Muitas pessoas passam de 6 a 8 horas por dia sentadas e isso pode travar o corpo de formas dolorosas. Com simples alongamentos diários, na hora de acordar, aleatoriamente no trabalho, antes e depois de exercícios e antes de dormir, você já melhora bastante sua disposição e até evita problemas de coluna, musculares e de circulação. Alongue-se!

  1. Melhore a qualidade da sua alimentação (opções mais leves)

Comer bem é saber escolher seus alimentos e equilibrar aquilo que seu corpo precisa com aquilo que você gosta! É a chamada reeducação alimentar, que inclui um café da manhã forte e nutritivo, pequenas porções de frutas e verduras ao longo do dia nas refeições, focar em alimentos naturais, dentre outros hábitos mais específicos para a sua saúde que um nutricionista pode ajudar; dica: priorize mais grãos, proteínas e outros nutrientes na alimentação, e dê um “chega pra lá” em açúcar refinado, sódio, frituras e demais elementos artificiais.

* Dica:

Você pode substituir alimentos comuns por opções mais saudáveis. Esta é a proposta da Okoshi, que traz ao mercado lanches diários como barrinhas de arroz, torradas, pipoquinhas doces e salgadas, dentre outros com pouquíssimos ingredientes, adição de grãos nutritivos, além de opções orgânicas de açúcares e sais. Procure Okoshi quando for ao mercado e tenha sempre na bolsa com você. É leve do jeito que a vida pede!

Bônus!

E falando de alimentação saudável, também estamos falando sobre beber bastante água, de 2 a 2,5 litros por dia. Ter a hidratação em dia mantém seu cérebro ativo, cuida da saúde do coração, da circulação, do intestino, auxilia na absorção dos nutrientes certos da sua alimentação, promove a desintoxicação dos rins e muito mais. Esteja sempre com uma garrafinha por perto! 

  1. Priorize boas relações sociais (esteja com quem te faz bem)

As dicas anteriores parecem mais objetivas do que essa, né? Mas saiba que cultivar laços sinceros com pessoas que você gosta é um hábito que faz bem para a sua saúde de verdade! Esse conselho serve para todos os campos da vida, tanto no trabalho, amizades, família, no amor e em todos os outros.

Quando você está cercado de pessoas que te fazem bem, você certamente fica bem. A cada risada, abraço ou outra boa sensação física, seu organismo libera adrenalina, serotonina e outros hormônios que te fazem literalmente feliz. Já em espaços onde sente baixa energia, você está desgastando seu emocional, o que até influencia no físico.

É sério! Pessoas adoecem de verdade quando cultivam laços negativos, desde pressão alta a problemas como depressão e ansiedade, portanto faça o possível para estar cercado sempre de pessoas positivas.

  1. Elimine o vício em álcool e cigarro

Se o foco é o seu bem-estar, um novo hábito que você precisa ter é justamente largar os hábitos antigos de consumir o que não te faz bem. No caso do álcool, por exemplo, beber em excesso aumenta o risco de diversos tipos de cânceres. O ideal é reservar para os momentos especiais, como um brinde importante ou uma noite fria que pede um vinho.

Isso também vale para o cigarro, responsável por 90% dos casos de cânceres do pulmão, além de outras complicação em boca, garganta, rins, doenças psicoemocionais, dentre outros problemas. Portanto, trabalhe bem seu emocional para abandonar tais vícios. Você é mais forte do que imagina!

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Estes são alguns hábitos que você pode encaixar na sua vida hoje mesmo, a fim de se sentir melhor, mais saudável e mais ativo para tudo.

Vai ser difícil em alguns aspectos? Sim, mas os ganhos serão altamente relevantes para que você tenha uma vida muito mais leve. Além dessas dicas, não deixe de consultar um médico regularmente e manter seus exames atualizados. Novos hábitos, nova vida!

Este artigo foi escrito pela equipe da Okoshi, uma companhia que leva snacks saudáveis e gostosos para o seu dia a dia, para você ficar feliz e se sentir bem. Cuide-se!
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